segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MORREU: TONY SCOTT, UMA CARREIRA DEDICADA AOS FILMES DE AÇÃO



Por favor click no selo TOP BLOG (ao lado) e vote neste blogl! É seguro, simples e rápido! Obrigado! 

Los Angeles - O diretor britânico Tony Scott, irmão mais novo do cineasta Ridley Scott, conquistou a fama e consagrou o ator Tom Cruise como símbolo sexual com "Top Gun - Ases Indomáveis", um grande êxito comercial de uma carreira dedicada principalmente aos filmes de ação.
Depois de estudar Artes Gráficas em Londres e de aprender a utilizar as câmeras na área de publicidade ao lado do irmão sete anos mais velho, Tony Scott dirigiu o primeiro longa-metragem, "Fome de Viver", em 1983.
O filme de vampiros, com um elenco impressionante - Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon -, não foi um sucesso comercial e deixou a aprovação da crítica para o irmão Ridley, que já tinha dois filmes cultuados no currículo, "Alien" (1979) e "Blade Runner" (1982). Com o passar dos anos, no entanto, "Fome de Viver" também passou a ser considerado um cult.
Três anos mais tarde, o diretor conseguiu um grande sucesso comercial com "Top Gun", que arrecadou 345 milhões de dólares em todo o mundo. Apenas na América do Norte, a arrecadação chegou a US$ 176 milhões.
Tony provou que também tinha seu valor e consolidou definitivamente Tom Cruise como um dos grandes astros de Hollywood, depois de seu papel como piloto da Força Aérea dos Estados Unidos.
Os dois retomaram a parceria quatro anos mais tarde com "Dias de Trovão" (1990), no qual o ator troca os caças por um stock-car e as pistas de corrida.
Os dois filmes foram produzidos por Jerry Bruckheimer, na época o rei do cinema de ação de grande orçamento, com quem Tony Scott também rodou "Um Tira da Pesada II" (1987), "Maré Vermelha" (1995) e "Inimigo do Estado" (1998).
Com uma câmera nervosa, Tony Scott foi ao longo da carreira um diretor de filmes de ação, protagonizados por astros de Hollywood: Kevin Costner em "Revenge - A Vingança" (1990), Bruce Willis em "O Último Boy Scout" (1991), Robert De Niro em "Estranha Obsessão" (1996) e Robert Redford e Brad Pitt em "Jogo de Espiões" (2001).
Nos anos 2000, Denzel Washington, com quem já havia trabalhado em "Maré Vermelha", virou o ator assinatura de Scott. A parceria foi vista em "Chamas da Vingança" (2004), "Déjà Vu" (2006), "O Sequestro do Metrô 123" (2009) e "Incontrolável" (2010), o último filme de Tony Scott como diretor.
Apesar de ter trabalhado para os grandes estúdios com roteiros menos ambiciosos que os escolhidos pelo irmão, Tony tinha a mesma inclinação pelo cinema independente e os projetos autorais que Ridley.
Em 1993, dirigiu "Amor à Queima Roupa", com Christian Slater e Patricia Arquette, baseado em um roteiro de Quentin Tarantino, que reservou um agradecimento a Tony Scott nos créditos de "Cães de Aluguel".
Como produtor, apoiou filmes de baixo orçamento como "Corações Perdidos" (2010) ou "Cyrus" (2010).
Também produziu "Prometheus", o filme mais recente de ficção científica do irmão, com quem também desenvolveu as série de televisão de sucesso "The Good Wife" e"Numb3rs" para o canal CBS.
Incansável como Ridley Scott, o cineasta tinha mais de 30 projetos na fila, para dirigir ou produzir, entre eles um "Top Gun 2", no qual Tom Cruise retomaria o papel original.
Tony Scott estava no terceiro casamento, com a atriz Donna Scott, com quem teve dois filhos.
FONTE: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com