domingo, 17 de julho de 2011

SÍMBOLOS, LETRAS E RITOS: TIRE SUAS DÚVIDAS DE A A Z SOBRE A MAÇONARIA

MAÇONARIA DE A a Z


Monica Buonfiglio

Especial para o Terra
O que é maçonaria e por que é considerada secreta? As mulheres podem ou não participar dos ritos? Você sabia que a Estátua da Liberdade foi um presente dos maçons franceses para os americanos? Como entrar para a maçonaria?
Os ensinamentos e rituais maçônicos costumam ser relatados, mas continuam pouco conhecidos entre os não-maçons, e sua aura de segredo é uma fonte importante de poder emocional e imaginativo.
Tire suas dúvidas de A a Z sobre a maçonaria, que agrega mais de seis milhões de pessoas presente nos cinco continentes.

A
Acácia: associada à lenda do 3° grau, o seu ramo serviu para que fosse localizado a sepultura do mestre Hirão, construtor do Templo de Jerusalém, morto por três companheiros. Representa a inocência.
Altar: a palavra altar vem do latim Altum e é um dos locais sagrados do Templo. É o microcosmo do altar sagrado de Jerusalém.
Avental: todo maçom tem seu avental que lhe confere o direito de entrar na parte reservada do Templo. As cores variam de acordo com os diferentes graus.

B
Boaz: significa força. Nome da coluna da esquerda.
Bode: muitos associam o bode à magia negra praticada na Maçonaria, o que é uma inverdade.(Será?) Trata-se de uma representação simbólica: para se expurgar o mal, os hebreus cochichavam suas faltas junto à orelha do “bode”. Por isso, mais tarde se derivou o termo “bode expiatório”.
C
Céu azul: representa a natureza do Cosmo, a inteligência e o conhecimento.
Chave: emblema do Tesoureiro representa a discrição e o segredo.
Cinzel: serve para desgastar a pedra, ou seja, a personalidade (simbólico).
Colunas: as duas colunas estão dispostas no Templo. A da esquerda é chamada Boaz (Booz) e a direita, Joab. Símbolo dos limites, do ativo e passivo e da reflexão interior para que não se use atalhos facilitadores na vida e sim, percorrer o caminho mais difícil para encontrar Deus.
Compasso: indica a busca da perfeição e sempre está junto ao esquadro.
Corda/cordão do amor: representa a lembrança da humildade e quanto o maçom tem que percorrer para receber a sabedoria. O cordão que está fixado no teto na parte superior do Templo tem doze nós. Representa a irmandade maçônica.
Cruz: símbolo muito antigo e de caráter universal, simboliza a libertação e a mais pura substância dos elementos: terra, água, fogo e ar. É indiscutivelmente, o maior símbolo de fraternidade do homem.
Cunhada: nome da mulher do irmão na maçonaria. As cunhadas se dedicam a organização de eventos, criação de projetos filantrópicos voltados a todas as áreas, especialmente a saúde, doação de cestas básicas, assistência jurídica etc.

D

Delta: quarta letra grega, símbolo da tríplice força. Ele é substituído pelos três pontos.

E
Entidades beneficiadas: vários hospitais, creches, grupos de assistência, entre outros, recebem benefícios.  O dinheiro é arrecadado através das palestras abertas ao público, eventos ou entre os próprios maçons.
Escada: indica a trajetória e a superação dos obstáculos. Ao atingir o topo, o maçom recebe a recompensa, ou seja, a evolução. A escada também se refere ao sonho de Jacó, onde anjos a subiam (para alcançar as portas da sabedoria, o céu) e a desciam (as portas podem se abrir ao aspecto mais irracional da personalidade, o inferno).
Espada flamejante: a lâmina é ondulada e usada pelo Venerável Mestre.
Espada: símbolo de poder, do “corte” da ignorância e do discernimento.
Esquadro: junto ao compasso, significa a retidão e a justiça. Joia do Venerável Mestre.
Estátua da Liberdade: localizada na entrada do porto de Nova York desde 1886, foi um presente dos franceses aos americanos. Seu escultor, Alsaciano Frédéric Bartholdi, inseriu vários detalhes maçônicos, entre as quais o livro, o diadema, os espigões além de uma projeção de escala feita com a ajuda da numerologia. A estátua representa a deusa Sophia, mãe da sabedoria.
Estrela de cinco pontas: localizada acima da cabeça do Venerável, representa a perfeição e os aspectos do homem nos cinco níveis: físico, mental, espiritual, emocional e intuitivo.
Estrela flamejante: remonta talvez aos tempos pitagóricos, cujo número sagrado era cinco.

F
Família maçônica: os membros são chamados “irmãos” e constituem uma grande família que visa um mundo melhor.
Fio de prumo: representa à retidão, a conduta correta, a razão e a exatidão.
Fogo: simboliza a luz que é obtida através dos estudos realizados pelos irmãos nas lojas (ver letra L).

G
G: a letra G tem diversos significados: gnose (conhecimento), Deus (em inglês - God) ou também geometria ou a geração. Sétima letra hebraica indica a glória, o grande arquiteto; Deus.
Grão mestre: eleito por seus irmãos, o tempo de permanência é limitado. Representa o grau máximo de autoridade e preside as sessões.
Graus: os três primeiros graus são obrigatórios, chamados de aprendiz, companheiro e mestre. O escocês tem 33 graus. O de York e Adonhiramita, 13, e o rito moderno, 7.

H
Hirão: grande artífice, foi contratado pelo Rei Salomão para a edificação do Templo de Jerusalém por ser dotado de grande talento. Teria sido assassinado por três companheiros, porque seria o único capaz de compreender e decifrar as escrituras salomônicas. Todos os rituais da Maçonaria envolvem a lenda de Hirão. Os assassinos o mataram com seus instrumentos de trabalho, como a régua, o maço e o compasso; ou seja, todo aquele que trai a ideia de fraternidade e companheirismo é chamado de assassino (que destrói a pureza espiritual).
Hino Nacional: o patriotismo está presente na Maçonaria; na abertura dos trabalhos é tocado o Hino Nacional. A Bandeira Nacional está posicionada na entrada dos Templos.

I
Hirão: grande artífice, foi contratado pelo Rei Salomão para a edificação do Templo de Jerusalém por ser dotado de grande talento. Teria sido assassinado por três companheiros, porque seria o único capaz de compreender e decifrar as escrituras salomônicas. Todos os rituais da Maçonaria envolvem a lenda de Hirão. Os assassinos o mataram com seus instrumentos de trabalho, como a régua, o maço e o compasso; ou seja, todo aquele que trai a ideia de fraternidade e companheirismo é chamado de assassino (que destrói a pureza espiritual).
Hino Nacional: o patriotismo está presente na Maçonaria; na abertura dos trabalhos é tocado o Hino Nacional. A Bandeira Nacional está posicionada na entrada dos Templos.

J
Jabulon: nome de Deus na Maçonaria.
James Anderson: maçom e mestre escocês. Redigiu a História dos Maçons, juntamente com a Constituição (1723).
Joab (Jachin): nome da segunda coluna a direita do Templo.

K

Kadosh: Deus, o consagrado, o Santo, o que está separado do profano. A casa do Senhor. Nome adotado nos graus da Maçonaria.

L
Livros sagrados: a Bíblia e, em algumas lojas, o Al Corão e A Torá são encontrados sobre o altar do templo.
Loja: não é um local físico, mas sim, a própria organização onde os maçons se reúnem para trabalhar e evoluir em seus graus. Cada loja é composta por: Venerável Mestre, 1° Vigilante, 2º Vigilante, Orador, Secretário, Mestre de Cerimônias, Tesoureiro e Guarda do Templo.
 Luvas: no dia da iniciação, o aspirante recebe dois pares de luvas que serão usados por ele e o outro par será ofertado a uma mulher (geralmente uma pessoa do sexo feminino) em sinal de proteção, inocência e pureza (seu uso indica que ele tem as mãos limpas e não participou do assassinato de Hirão).

M
Maçonaria:
Fundação: ninguém sabe ao certo; alguns acreditam que surgiu no Egito e outros na Grécia Antiga. Porém, a época de ouro foi na Idade Média na Europa.  Os pesquisadores consideram que as origens da Maçonaria estariam associadas aos construtores das catedrais, ressaltando o significado da palavra “pedreiro” em francês (maçon). No século XVIII, a Maçonaria inglesa começou a destacar-se pelo rápido crescimento e, em 1723, a Grande Loja de Londres publicava a 1° Constituição Maçônica.
O que é: Instituição filosófica, filantrópica, universal, educacional e progressista, formada por pessoas de todas as raças, credos e nacionalidades, cuja finalidade é transformar o mundo em um lugar melhor.
Malhete: pequeno martelo usado simbolicamente para desgastar a pedra bruta e transformá-la em polida (o homem superior).
Membros: cerca de seis milhões de membros, dedicados às atividades caritativas.
Mulher: a mulher no Brasil não faz a iniciação, ou seja, não é reconhecida pelas Potências (Lojas) regulares. Existem algumas ordens no Brasil, chamadas “Mistas”, onde as mulheres se encontram para os trabalhos. A Grande Loja da Inglaterra não aceita o sexo feminino em sua iniciação.

N
Nível: joia usada pelo 1° Vigilante; indica a igualdade entre todas as pessoas.
Nós: simbolizam o caráter inacabado, sempre a recomeçar no trabalho maçônico.
Nove: 3 vezes 3, a Trindade, o perfeito (busca incansável), número dos anjos, dos profetas e dos iniciados.

O
Olho que tudo vê: o verbo criador, Deus. Está inserido dentro do Delta luminoso (a nota de 1 dólar tem o olho de Deus).
Ossos (e o crânio): faz parte da iniciação dos maçons; significa o quanto à vida é efêmera e quanto se faz necessário obter a luz da sabedoria.

P
Pedra bruta: refere-se à personalidade que deve ser lapidada através da disciplina e do estudo.
Pedra cúbica: depois do estudo, da disciplina, do companheirismo, nasce a pedra polida, harmônica e evoluída.
Pedreiros livres: a palavra Maçonaria vem do francês maçonnerie  e significa “construção”, e pedreiro, “maçom”, ou seja, refere-se aos homens livres de pensamento.

Q

Quadro de Mestre: o ataúde de Hirão, o arquiteto lendário do Templo de Salomão é representado pelo ladrilhamento de losangos.

R
Régua: símbolo da retidão.
Religião: a Maçonaria não é uma religião e seus membros são livres para ter a religião que desejarem. 
 Requisitos para aceitação nas lojas maçônicas:
A) Indicação, porém não se veta um pedido direto
B) Trabalhar para se auto-sustentar
C) Ter rendimentos para contribuir com as despesas sem prejudicar a família
D) Ser maior de idade
E) Frequentar a loja uma vez por semana
F) Ser casado
G) Ter moral, dignidade e todas as qualidades de uma pessoa de bem etc.
Ritos: existem seis tipos de ritos: Escocês, York, Schroeder, Moderno, Adonhiramita e Escocês retificado.
Romã: as romãs coroam as duas colunas B e J.

S
Senhas: existem toques, sinais, gestos característicos para que os irmãos se reconheçam.
Silêncio: a fórmula de Hermes, considerado o pai da magia e da alquimia consiste em conhecer, compreender, admirar e amar; a fórmula dos alquimistas e dos maçons se resume em saber, ousar, poder e calar-se.
Sociedade secreta: como toda associação hermética, a Maçonaria recebe seus adeptos depois de uma minuciosa seleção de escolha com o convite de um membro avançado. Ela não é considerada secreta, pois todos conhecem a localização das Lojas. Nas palestras, o Templo está aberto ao público.
Sol (e lua): no alto do quadro vemos o Sol e a Lua, que comandam toda a vida terrestre. As esferas representam o domínio sobre os instintos e as paixões. Em torno do quadro, corre o debrum rendado, que significa a cadeia de união que agrupa os irmãos, todos os que estão vivos e os que já se foram.

T
Templo: os Templos Maçônicos são construídos de tal forma que reproduzem o Templo de Jerusalém; a vivificação do Templo de Salomão e os degraus significam a escala iniciática.
Três pontos: os três pontos substituem o Delta luminoso, daí sua importância; simboliza a Trindade, D’us, a proteção, o Pai, filho e Espírito Santo etc.
 Trolha: para se construir um prédio sólido, é necessário que o pedreiro use a trolha para levar a argamassa e assentar os tijolos (o conteúdo, firmeza e a retidão do homem).

U

U: vigésima primeira letra do alfabeto é considerada mística pelos maçons, pois é produto de 3x7, o mais sagrado de todos os números ímpares cujo resultado é a soma dos valores números de D’us: He (5) Yod (10) He (5) Aleph (1).

V

Viúva: o termo que designa simbolicamente a Maçonaria é “viúva”, ou “os filhos da viúva”. O próprio Hirão era filho de uma viúva (1 Reis, 7,14).

W

Washington, George: primeiro Presidente dos EUA (1732-1799) era maçom. Outros notáveis também foram: Mozart, Goethe, Benjamin Franklin, Voltaire e, no Brasil, Tiradentes, Castro Alves, José Bonifácio, D. Pedro I.

X

Xadrez: no Templo Maçônico, o formato do piso em xadrez assinala o caráter da confrontação das duas polaridades cósmicas e o aspecto dual da vida: o branco e o preto, a luz e as trevas, o dia e a noite, o bem e o mal etc.   

Y

York: rito de predominante nos Estados Unidos, fundada por Thomas Webb em 1799, sua característica principal é a associação com a religião, especialmente a cristã.

Z

Zodíaco: os doze signos do zodíaco são apresentados no templo juntamente com seus elementos: terra, fogo ar e água e dos planetas conhecidos no mundo antigo: Marte, Vênus, Mercúrio, Júpiter, Saturno, Sol e Lua. 

FONTE: TERRA







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com