sábado, 7 de agosto de 2010

O ANTICRISTO - Quem é?

O TERMO ANTICRISTO
Termo próprio da literatura apocalíptica. Ele é o opositor do Reino de Deus e, portanto, como rival de Jesus Cristo, aparece como falso profeta e tirano. A palavra “anticristo” deriva de dois termos gregos: christos, significando “Cristo” ou “Ungido”, e anti, significando “contra”, nesta combinação, ou seja, aquele que é contra Cristo.

A PALAVRA ANTICRISTO NA BÍBLIA SAGRADA
A primeira referência profética ao Anticristo é provavelmente a de Gênesis 3.15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente...”. 
Cristo é o descendente da mulher, o Anticristo é a descendência de Satanás ou diabo, cujo nome significa “caluniador”, que fala contra Cristo e os remidos em seu sangue.

O nome “anticristo” é encontrado apenas nas epístolas de João (1 Jo 2.18,22; 4.3; 2 Jo 7), onde ele é descrito como alguém que virá no final dos tempos, mas que o seu espíritoestá no mundo. O espírito do anticristo será personificado na besta descrita em Apocalipse 13.1; 11.7.

QUEM SÃO OS ANTICRISTOS?
São os oponentes da obra de Deus, que profanam o templo e se dizem deus: “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Ts 2.3-4).

São os falsos mestres com suas falsas doutrinas, conforme nos fala o apóstolo João: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós” (1Jo 2.18-19).

O Anticristo não deve ser confundido com os anticristos que no passado já existiram e ainda hoje existem em grande número (1 Jo 2.18), pois todo opositor de Cristo é um anticristo e sua sutileza sempre foi de utilizar o nome de Cristo em prol de sua causa (2 Pe 2.1-2; Mt 24.24).

O ESPÍRITO DO ANTICRISTO
O espírito do Anticristo possuiu muitos inimigos de Deus através dos tempos, tais como “o rei da Babilônia”, um tipo de Satanás: “Então proferirás este provérbio contra o rei de Babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada! Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores. Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir” (Is 14.4-6). 
Mas, durante os séculos, muitos reis anticristãos e homens malignos poderosos foram identificados como anticristo, em toda a história, tais como: Nero, Napoleão, Mussolini, Hitler, Stalin, e outros em épocas mais recentes. Alguns desses foram, sem dúvida, motivados pelo espírito do Anticristo, mas o este ainda não veio. Mas, o espírito dele continuará possuindo qualquer um que se entregue ao domínio de Satanás, usando seu poder contra o povo de Deus.

O QUE RETÉM O ANTICRISTO
Ele pode até já estar em algum ponto do globo terrestre, porém não será revelado até que haja o arrebatamento da Igreja, sendo, então inútil tentar identificá-lo no momento. 
Portanto o próximo evento que aguardamos é a vinda do Senhor Jesus nos ares e o imediato arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16-17). Com a saída da Igreja da terra, que terá findado o seu tempo no propósito de Deus, que era anunciar o evangelho a todas as nações, haverá em consequência a retirada do Espírito Santo, que era quem retinha o Anticristo (2 Ts 2.7-8).

O SURGIMENTO DO ANTICRISTO
Logo após o arrebatamento da Igreja, em meio a turbulência e a perplexidade causada pelo desaparecimento do povo de Deus, surgirá o Anticristo. 
Haverá soluções para grandes problemas e conflitos sociais da humanidade, haverá uma paz aparente e prosperidade (Ap 6), o problema da fome será temporariamente contornado e estabelecido o controle econômico de cada indivíduo (Ap 13.16,17). 
Todas as pessoas serão controladas, tudo estará sob o seu domínio, ninguém poderá comprar ou vender sem que ele saiba. Tomará o lugar de Deus no coração da humanidade, e espera ser adorado por todos (AP 13.3-8).

O GOVERNO DO ANTICRISTO
Durante a tribulação, o mundo será governado pelo Anticristo, mas a atuação será da trindade satânica: o dragão (Satanás), a primeira besta de dez chifres (Anticristo) e o falso profeta (a segunda besta, de dois chifres). O Anticristo vai controlar a política, a economia e evidentemente as religiões no mundo todo (Ap 13.14-17; 17.3,12-17).

No começo de sua administração ele fará uma aliança com o povo de Israel (Dn 9.27), e permitirá a reconstrução do templo de Jerusalém. Este pacto fará com que as maiores religiões do mundo se congreguem num grande movimento ecumênico pelo qual muitos já anseiam e daí será estabelecida a religião universal, que é a grande prostituta, a “Babilônia” (Ap 17.1-6), que depois será desolada e queimada no fogo pela primeira besta (Ap 17.16), sendo essa mulher “a grande meretriz” (Ap 17.1), que é a grande cidade que governa os reis da terra. Alguns pensam em duas Babilônias, sendo uma os cristãos apóstatas e a outra o império confederado do Anticristo. O Anticristo terá sua sede religiosa na cidade de Jerusalém e sua sede política na cidade de Roma. O Anticristo receberá então, o poder das mãos do próprio Satanás (Ap 13.4).

O FIM DO ANTICRISTO
A besta que é o Anticristo reúne as nações sujeitas a ela para guerrear contra o Cordeiro na batalha do Armagedom, onde será completamente derrotada e lançada, junto com o falso profeta, dentro do lago de fogo (Ap 16.16; 17.14).

Essa batalha final é narrada em Apocalipse 19.19-21: “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes”.

ALGUNS TÍTULOS DO ANTICRISTO
1-    A Besta – Ap 13.1-4, 12-18; 16.2; 17.8; 19.19; 20.4-10.
2-    O Homem da iniquidade – 2 Ts 2.3.
3-    Filho da perdição – 2 Ts 2.3.
4-    O iníquo – 2 Ts 2.8.

RESUMO DAS OBRAS DO ANTICRISTO
1-    Ele aparecerá em cena como um defensor da paz, que tolera a religião (Dn 9.27; 1Ts 5.3).
2-    Fará aliança com os judeus (Dn 9.24-27).
3-    Depois de três anos e meio, durante a Tribulação, ele porá de lado qualquer suposta tolerância, quebrará sua aliança com os judeus, e começará a perseguir Israel (Ap 13.7-8).
4-    Uma de suas cabeças receberá um golpe mortal, sendo depois milagrosamente curada, provocando admiração e adoração em todo o mundo (Ap 13.3-4).
5-    Sendo ele o homem do pecado, o iníquo, blasfemará contra Deus, exigindo depois adoração de todos os homens sob pena de morte (Ap 13.6-8,15).
6-    Surge o falso profeta, que exerce poder e milagres para enganar, faz com que os homens adorem a besta. Cria uma imagem da besta à qual dá vida e obriga todos os homens a receberem um sinal ou número da besta a fim de poderem comprar e vender (Ap 13.11.18).
7-    Durante a Tribulação, a besta apoia a grande prostituta, que representa a religião apóstata; mas finalmente a besta, juntamente com os dez reis que dominam juntamente com ela, destroem a mulher vestida de púrpura e escarlata (Ap 17).
(A Mulher é chamada de “a grande cidade que domina sobre os reis da terra” (Ap 17.18). A cidade está situada sobre “sete montes” (Ap 17.9). Os eruditos se dividem quanto a cidade ser Roma ou Babilônia).


J. DIAS
Editor do Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante! Através dele terei oportunidade de aprender mais! Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas dos lugares mais distantes

Minha lista de blogs

Aborto diga não!

Aborto diga não!
1999 - Um fotógrafo que fez a cobertura de uma intervenção cirúrgica para corrigir um problema de espinha bífida realizada no interior do útero materno num feto de apenas 21 semanas de gestação, numa autêntica proeza médica, nunca imaginou que a sua máquina fotográfica registaria talvez o mais eloquente grito a favor da vida conhecido até hoje.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.

Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença".

Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias.

Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrinas.

Fonte:www.apocalink.blogspot.com